Asteroide de 5 km vai passar ‘raspando’ na Terra antes do Natal

Com a reforma trabalhista Empregado poderá ter de pagar para trabalhar
Maia: Do jeito que está, o Brasil não chega a 2019

Asteroide de 5 km vai passar ‘raspando’ na Terra antes do Natal

Uma rocha espacial de cerca de grande proporções (cerca de 5km de extensão) passará ‘muito próximo’ Terra, conforme parâmetro de proporções espaciais.

Astrônomos estimam que o asteroide 3200 Phaeton deve ficar a cerca de 10 milhões de quilômetros do nosso planeta em 16 de dezembro. A distância absoluta pode parecer grande, mas é 27 vezes mais perto do que a distância do nosso planeta para a Lua.

A extensão do objeto é o equivalente a quase duas vezes o tamanho da avenida Paulista, no centro de São Paulo. Equivale também à distância do estádio Mané Garrincha ao Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Dano improvável
Mas para cientistas da agência espacial dos EUA (Nasa), não há motivo para pânico, porém: é extremamente improvável que haja qualquer dano ao nosso planeta com a passagem do Phaeton.

Ainda segundo a Nasa, a passagem do Phaeton permitirá observações bastante precisas a partir dos observatórios de Arecibo (em Porto Rico) e Goldstone (na Califórnia). “As imagens serão excelentes para obter um modelo 3D detalhado” do objeto espacial, disse a agência espacial em comunicado.

Com informações da Nasa e da BBC