T.I. o que estudar?

“ Gosto de informática, mas por onde começo?” Eu escuto essa dúvida às vezes, eu sempre respondo a mesma coisa. Faça um curso técnico antes de começar uma graduação e se arrepender no meio do curso. O curso técnico é a melhor forma de entrar na área de TI, pois vai conhecer uma base de todas áreas, podendo escolher uma graduação dentro da área que mais gostou. Se formou no curso técnico, mas continua na dúvida? Sem problema, a seguir segue um pequeno resumo dos principais cursos de graduação, tanto bacharelado quanto tecnólogo. Ambos são de graduação superior.

 

Qual a diferença entre os cursos?

Bacharelado em TI

Curso teórico que se aprofunda nos assuntos, focado mais para pesquisadores e desenvolvedores de novas tecnologias. Os principais cursos são: 

Siga o Pop Notícias no Facebook, para acompanhar as novidades dos games e cultura pop

 

Ciência da computação

Ensina a trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de produtos, focado na área de software mais complexos, por exemplo desenvolver um sistema operacional completo. Exige bastante raciocínio lógico e matemática, vai ser estudado todas áreas da TI, passando por Algoritmos, banco de dados, computação gráfica e inteligência artificial. 

Duração do curso: 4 anos.

Engenharia da computação

Curso mais pesado do que o de Ciências da computação, ensina a trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, focado mais na área de software e hardware, envolvendo desde o desenho de um circuito até a programação do sistema, o engenheiro da computação pode literalmente fazer um computador do zero.  Como a Ciências da computação, exige muito cálculos, indo desde desenho técnico, passando por física ( mecânica e eletromagnetismo ), química geral e programação.

Duração do curso:5 anos.

Sistemas de informação

Voltado para a parte de gerenciamento em TI e projetos, é basicamente o curso de Ciências da computação, focado para a governança. Passando por Lógica, Programação, Processos Administrativos, Visão Sistêmica e Estratégia Organizacional, Gestão de Processos, Engenharia de Requisitos, Gestão da Informação e do Conhecimento, Gerência de Projetos de Software, a da Informação, Elaboração de Projetos.

Duração do curso: 4 anos.

Cursos Tecnológicos

É uma divisão dos bacharelados por área, cursos mais práticos de menor duração, com foco em inserir mais rapidamente o profissional no mercado de trabalho numa área específica. Tem o mesmo nível do bacharelado, curso superior, dando direito para fazer pós graduação por exemplo.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ensina a projetar, implementar e testar sistemas. Todas as cadeiras da área de desenvolvimento de sistemas do Bacharelado em Ciências da computação se tornam Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Passando pelos assuntos Fundamentos de Programação, Lógica Matemática, Programação Orientada a objetos, Engenharia de Software: Requisitos e Análise, Implementação de Software, Gestão de Projetos de Software, Estruturas de Dados Avançadas, Desenvolvimento Web e Aplicativo e Arquitetura de Software. 

Duração média 3 anos.

Tecnologia em Banco de dados

Atua em planejamento, análise, utilização e avaliação de tecnologias de manipulação de dados, projeta, implementa e gerencia bases de dados, a partir de recursos técnicos e ferramentas de tecnologia para garantir a Usabilidade, segurança e integridade das informações estratégicas de organizações. Após esta graduação, todos os participantes serão capazes de construir bases para tomada de decisão aplicando conceitos de inteligência de negócios conhecidos como BI (Business Intelligence). Será estudado por exemplo Fundamentos de Banco de Dados, Fundamentos de programação, Lógica Matemática, Estruturas de Dados Lineares, Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados, Estruturas de Dados Avançadas, Administração de Banco de Dados, Administração e Programação para Banco de Dados, Data Warehouse e BI e Big Data. 

Duração média 3 anos. 

Tecnologia em Gestão de TI

Será ensinado princípios e ferramentas que aperfeiçoam e conferem qualidade ao processo de desenvolvimento e implementação de projetos de TI.  O curso de Gestão de TI é interessante o aluno já ter experiência na área, pois vai saber o que acontece no dia a dia na área, tendo mais facilidade ao gerenciar uma equipe ou projeto. Esse curso passa por todos assuntos de gestão e de TI como por exemplo: Gestão por Processos, Redes de Computadores, Banco de Dados, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gerência de Projetos, Comércio Eletrônico, Marketing Virtual e Relações Interpessoais. 

Duração média 3 anos.

Tecnologia em Jogos Digitais

Em 1998 a Nintendo americana estava com falta de mão de obra especializada, então fundaram a Digipen, faculdade para desenvolvimento de games, após um tempo, a febre por games chega no Brasil, então surge o curso de desenvolvimento de games. Depois de formado, você poderá atuar como programador de jogos digitais, game designer, produtor executivo, artista técnico. O curso atende todas áreas da criação, desde programação, modelagem de dados, roteiro, som, etc. Principais cadeiras do curso são: Fundamentos de Programação, Audiovisualidades em Produtos e Serviços, Roteiros Audiovisuais, Game Design, Modelagem 3D, Projeto de Jogos: Prototipagem de Jogos 3D, Computação Gráfica para Aplicações em Tempo Real, Inteligência Artificial e Animação Computadorizada. 

Duração média 3 anos.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR PLAYSTATION 5 COM PREÇO ESPECIAL

Tecnologia em Redes de Computadores

Agora com a pandemia e o aumento do home office, o uso da Internet nunca foi tão importante, para que a internet esteja no ar, é preciso profissionais de rede. Todos necessitam ter uma rede de computadores amplamente confiável e segura, estar conectado à Internet, com os equipamentos adequados e programas/aplicativos/sites devidamente instalados. É uma área onde só tende a crescer, ainda mais com a computação em nuvem e Internet das coisas. É um curso completo, onde se aprende tudo sobre redes e algumas linguagens de programação, por exemplo: Fundamentos de Segurança Cibernética, Fundamentos de Programação, Programação Orientada a objetos, Criptografia Aplicada, Programação em C, C++, e Python, Roteamento em Redes de Computadores, Serviços de Redes, Administração de Redes de Computadores, Computação em Nuvem: Conceitos e Aplicações, Arquitetura para Segurança de Redes de Computadores, Internet das Coisas: Protocolos e Aplicações e Computação em Nuvem e Big Data.

Duração média 3 anos.

Tecnologia em Segurança da Informação

Apesar dos incontáveis investimentos para salvar as informações, parece que sempre haverá uma brecha para um criminoso digital invadir o sistema e tirar proveito da nossa vulnerabilidade. Área onde sempre vai ter mercado, sempre tem aquele elemento querendo acessar um computador, celular ou outro equipamento na rede. O curso tem conteúdo de programação e redes, aprende a defender e ensina como os hackers ( termo incorreto ), fazem para invadir um computador. Tem por exemplo as cadeiras: Fundamentos de Segurança Cibernética, Fundamentos de Programação, Criptografia Aplicada, Programação em C e C++, Segurança em Transações Eletrônicas, Forense Digital, Responsabilidade Social, Segurança de Aplicações, Gestão de Acesso e Identidade, Ética e Filosofia, Segurança Ofensiva, Arquitetura para Segurança de Redes de Computadores II, Segurança Ofensiva – Tópicos Avançados e Gestão da Continuidade de Negócios. 

Duração média 3 anos.

Tecnologia em Sistemas para Internet 

Forma profissionais para atuarem em equipes de desenvolvimento de produtos de software para Internet. O famoso Web Designer, o curso mostra todos os pontos para desenvolver e manter sites no ar, estudando várias linguagens de programação para web, banco de dados, etc. As principais matérias são: Fundamentos de Programação, Lógica Matemática, Fundamentos de Banco de Dados, Engenharia de Software: Requisitos e Análise, Design de Interação, Fundamentos de Redes,  Programação Back-End, Comunicação Gráfica para Internet, Programação Mobile, Internet das Coisas: Protocolos e Aplicações, Desenvolvimento Multiplataforma, Comércio Eletrônico, Análise de Dados, Fundamentos de Segurança Cibernética e Computação em Nuvem: Conceitos e Aplicações. 

Duração média 3 anos.

LEIA MAIS:

MAGIC THE GATHERING: TEASER DE KALDHEIM REVELA DETALHES

BGS DAY: CONFIRA TUDO SOBRE A ÚLTIMA EDIÇÃO ONLINE DO ANO

TAMBAQ #006: PODCAST EXPLICA HQ “X-MEN: DEUS AMA, O HOMEM MATA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *