Análise: Headspace – Meditação Guiada aborda tema inusitado no “estilo Netflix”

Considerada um dos lançamentos mais inovadores da Netflix neste início de 2021, a série Headspace – Meditação Guiada tem como proposta ensinar práticas para desenvolver bons sentimentos

Baseada no aplicativo de meditação Headspace (e seguindo sua estética), a nova série da Netflix aborda o tema de uma forma lúdica, com animações de cores vivas e formas atrativas, além de linguagem acessível e edição ágil que não deixa o conteúdo entediante, o que a torna diferente de boa parte dos produtos do gênero.

A sinopse da atração diz: “Livre-se do ressentimento consigo mesmo e com os outros e aprenda a viver com mais compaixão. Andy ensina a meditação de autocompaixão e a técnica de bondade amorosa.”

Siga o Pop Notícias no Facebook, para acompanhar as novidades dos games e cultura pop

Apresentada pelo co-fundador do Headspace e ex-monge budista Andy Puddicombe, os oito episódios de 20 minutos são narrados durante a apresentação das animações, com opções de legendas e dublagem em 30 idiomas diferentes. Cada episódio finaliza com um exercício prático tendo base nos temas, como controle do estresse, da raiva, gerar gratidão, entre outros.

O universo da meditação geralmente é abordado de uma forma quase sagrada, sendo comumente ligado à uma prática religiosa, ao “Yoga” ou como “auto ajuda”, no que a série foca nos benefícios do exercício como forma de bem estar e de “esvaziar a mente”, tão necessários nos dias atuais.

O momento de estreia da série não poderia ser mais oportuno, pois com a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social, as incertezas sobre o futuro e a complicada situação econômica, há um aumento na quantidade de pessoas deprimidas, suicidas e com problemas psicológicos diversos. Um auxiliar na promoção da saúde mental dentro do sistema de streaming popular entre diferentes tipos de públicos, recheado de filmes e séries repletas de violência e temas densos, torna-se praticamente uma ação educativa, de utilidade pública, com benefícios sociais, uma forma de “equilíbrio” também para a variação de abordagem no conceito de entretenimento e cultura pop, atualmente tão ligados às séries de “super-heróis”, ficção, fantasia.

Foi anunciado pela Netflix em comunicado no mês de dezembro, que também serão produzidas uma segunda série baseada em Headspace, Guide to Sleep, além de uma experiência interativa, com mais detalhes a serem divulgados durante o ano.

Pontos positivos:

  • Visual e linguagem agradável, que prende a atenção de crianças e adultos;
  • Desperta curiosidade para conhecer mais sobre o universo da meditação;
  • Os exercícios são simples e bastante eficazes.

Pontos negativos:

  • Pessoas que não possuem intimidade com o tema podem achar um pouco estranho;
  • Não “conecta” com o aplicativo Headspace, não há menções sobre ele na atração;
  • Porém, a linguagem é semelhante ao do app, sem “diálogo” com outras fontes além do narrador.

Veredito final:

Uma atração para toda a família, porém com vivência individual da experiência. Pode ajudar bastante na redução do stress durante o período de pandemia, ou mesmo na vida cotidiana, com grandes chances de incorporar o comportamento na rotina diária.

Algumas dicas para um melhor aproveitamento da série:

  • Resista ao impulso de “maratonar” tudo de uma vez: assista a um episódio por dia, assimilando e refletindo sobre o conteúdo; se possível faça o exercício proposto;
  • Se não possui domínio do inglês, escolha a opção dublado em português como idioma, pois durante o exercício será preciso fechar os olhos (dispensando as legendas), tornando assim a experiência mais agradável;
  • Prefira assistir diariamente em um horário específico, como ao acordar ou antes de dormir, para criar uma rotina de meditação, que com o tempo, poderá ser seguida naturalmente, sem o auxílio da série.
  • Assista e faça os exercícios em um momento tranquilo do dia, em um local sossegado, onde possa se afastar de preocupações e distrações.

Ficha Técnica – Headspace: Meditação Guiada

Plataforma: Netflix (produção original)

Lançamento: 01 de janeiro de 2021

Classificação: Livre

Temporadas: 1, com 08 episódios

Elenco: Andy Puddicombe

Como assistir: Página da atração na Netflix

LEIA MAIS:

MAGIC THE GATHERING: TEASER DE KALDHEIM REVELA DETALHES

BGS DAY: CONFIRA TUDO SOBRE A ÚLTIMA EDIÇÃO ONLINE DO ANO

TAMBAQ #006: PODCAST EXPLICA HQ “X-MEN: DEUS AMA, O HOMEM MATA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *