Análise: 10 Horas para o Natal (2020) é um filme que veio para emocionar e divertir

Todos temos um clássico que sempre assistimos quando chega à época mais esperada do ano, o Natal. ’10 HORAS PARA O NATAL’ vem pra competir com sua lista já pré-definida e mostra que o cinema brasileiro está mais vivo que nunca.


Poderíamos dedicar boa parte dessa análise só para mencionar os clássicos natalinos, porém, se você perceber, não terá sequer um filme brasileiro, mas por que desse preconceito? Simples, nós não tínhamos representantes quando o assunto era filmes de natal, pois se esse era o problema, eis a solução: ’10 HORAS PARA O NATAL’.

A história acompanha o natal da família Silva que tinha como o ápice da reunião familiar a famosa data. O enredo apresenta bastante elementos clichês como: as crianças enlouquecidas querendo abrir os presentes, a avó que só faz as coisas depois da meia noite, o tio chato do “é pavê ou pra comer?”, até que após a separação dos Marcos Henrique (Luis Lobianco) e Sônia (Karina Ramil), a tradicional reunião se transformou em algo sem vida ou sentindo. Inconformados com as noites de Natal sem graça que passam na casa da tia desde que os pais se separaram os irmãos Júlia, de 11 anos (Giulia Benite, de Turma da Mônica – Laços), Miguel, de 9 (Pedro Miranda, do The voice kids), e Bia, de 7 anos (Lorena Queiroz, da novela Carinha de anjo) bolam um plano para reunir o ex-casal no fim de ano.

Siga o Pop Notícias no Facebook, para acompanhar as novidades dos games e cultura pop

O roteiro tem uma preocupação bastante válida única e exclusiva que é trazer a essência do espírito natalino. A trama tem o ponto alto que é a união entre os personagens que são desenvolvidos a partir das mais variadas experiências de vida, um exemplo disso é o esforço que o personagem do Luis Lobianco faz pra tentar manter as coisas sobre controle, porém quase como uma versão de Homer Simpson, acaba estragando tudo, mas é aquele personagem muito fácil de se apegar justamente pelo fato de que todas as situações vividas são tentativas desastrosas de algo. O contra ponto da personagem da Karina Ramil, que é uma profissional respeitada, é uma espécie sóbria de equilíbrio e harmonia para as situações.

Os atores mirins mandaram muito bem!

Porém o maior acerto (me arrisco em dizer) está na escolha quase milimétrica do elenco por completo, principalmente o elenco mirim, onde se destaca a brilhante atuação de Guilia Benite, quebrando a quarta parede em momentos específicos. No mais, todos eles demonstram leveza, sutileza e muito talento, trazendo para a trama um toque extra de realidade, ou vai dizer que nunca teve um corre-corre na véspera de natal? A qualidade da produção nesse quesito se reflete nas escolhas da direção, destaco a forma de capturar as confusões a partir da visão da criançada. Outro ponto positivo da diretora Cris D’Amato são as piadas, o ritmo, a edição do filme, tudo é perfeito e feito com muito capricho.

Então o filme é perfeito? Não, e eu posso apontar, por exemplo, alguns musicais que deixam a pontualidade de lado e acabam quebrando o ritmo da própria história, talvez se tivesse retirado alguns deles o ritmo ficaria mais harmônico. Além de alguns momentos a situação ser tão forçada que chega a ser um ponto visível fora da curva.

PONTOS POSITIVOS:

– Filme para toda família;
– A escolha do elenco;
– Finalmente um filme de natal brasileiro.


PONTOS NEGATIVOS:

– Algumas Músicas que perdem o ritmo da trama;
– Personagens subaproveitados;
– Situações pontuais forçadas.


VEREDITO:

No fim das contas ’10 HORAS PARA O NATAL’ é aquele filme pipocão, pra reunir a família, ficar apontando quem é quem no filme e sobretudo trazer para esse fim de ano um sorriso para todas as idades. É um filme consistente, imponente e que com toda certeza merece estar no hall de filmes natalinos que não chega a dever nada para filmes estrangeiros de natal. 

NOTA FINAL – ‘10 HORAS PARA O NATAL’ (2020): 8/10


LEIA MAIS:
POKÉMON KIDS: FESTIVAL INVERNO ESTÁ NO AR COM GAMES INFANTIS
PS PLUS: DESCUBRA QUAIS SÃO OS JOGOS GRÁTIS DE DEZEMBRO
POKÉMON GO: CONFIRA AS TAREFAS DA PESQUISA ANTIGO 40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *