Em nova pesquisa, Lula e Bolsonaro dividem preferência do eleitor na corrida presidencial

Bolsa Família terá aumento de 5,67%
Célia Sales divulga balanço do primeiro ano de mandato

Em nova pesquisa, Lula e Bolsonaro dividem preferência do eleitor na corrida presidencial

O instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento da preferência dos eleitores para a eleição presidência de 2018.

Foram realizados três cenários. Dois deles sem a presença do ex-presidente Lulaque está preso desde o dia 7 de abril.

No primeiro cenário. o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera com 20,5% das intenções de voto. Seguido por Marina Silva, que aparece com 12% e Joaquim Barbosa com 11%. Neste cenário, quem assume a posição de Lula é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que aparece em sétimo lugar, com 2,7% das intenções de voto.

Em um segundo cenário com a presença de Lula, o ex-presidente lidera com 27,6% das intenções de voto. Jair Bolsonaro vem em segundo, com 19,5%, seguido por Joaquim Barbosa com 9,2%.

O terceiro cenário criado simula um apoio do PT ao candidato Ciro Gomes. Aqui, Jair Bolsonaro volta a liderar com 20,7%, porém, apesar do hipotético apoio a Ciro, quem avança são os pré-candidatos Marina Silva (13,3%) e Joaquim Barbosa (11,2%).

A pesquisa perguntou ainda aos entrevistados qual candidato o ex-presidente Lula deverá apoiar caso não concorra. Marina Silvia aparece em primeio, com 15%, seguido por Ciro Gomes com 11,8% e Fernando Haddad com 11,5%.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 27 de abril e 2 de maio. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02853/2018.