Confira o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República no Grande Recife

Senadores se unem a deputados e enforcam semana de feriado
Diabetes: obesidade e sedentarismo fazem casos dispararem entre mulheres

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República no Grande Recife

No feriado da Proclamação da República, celebrado na quarta-feira (15), vários serviços
oferecidos na Região Metropolitana do Recife não funcionam ou têm o horário normal alterado.
Bancos e órgãos públicos fecham nessa data, mas o comércio do centro da cidade e dos
bairros da capital pernambucana funciona normalmente.

Já os shoppings abrem em horário especial. Além disso, não estão disponíveis, durante o feriado, alguns serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, que decretou ponto facultativo na véspera, terça-feira (14). Confira abaixo como fica:

Shoppings

Na capital pernambucana, o shopping Recife funciona das 9h às 22h. Os shoppings RioMar e Plaza funcionam normalmente, das 12h às 21h, e o Paço Alfândega das 11h às 20h. O Tacaruna abre nesse mesmo horário, com exceção do Hiper Bompreço e das Lojas Americanas, que começam a funcionar mais cedo, às 9h. Já o Boa Vista fica aberto das 11h às 19h.

Na Região Metropolitana do Recife, o Shopping Guararapes, em Jaboatão, funciona das 9h às 22h. Já o North Way, em Paulista, abre das das 12h às 21h, enquanto o Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, fica aberto das 10h às 22h.

Comércio popular

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) informou que as lojas do Centro da cidade abrem normalmente. Segundo o órgão, a medida faz parte da campanha para abertura do comércio popular nos fins de semana e feriados até o fim do ano, com exceção do Natal, no dia 25 de dezembro. O objetivo da ação é aproveitar as festas de fim de ano para aumentar as vendas.

Emprego e Educação

Todas as Agências do Trabalho estão fechadas durante o feriado. As escolas municipais não têm expediente nem na segunda nem na terça, assim como os serviços de assistência social, entre eles o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e o Bolsa Família.

Saúde

As quatro Upinhas 24h (Governador Eduardo Campos/Bomba do Hemetério, Dr. Moacyr André Gomes/Morro da Conceição, Prof. Dr. Hélio Mendonça/Córrego do Jenipapo e Profª Dra. Fernanda Wanderley/Linha do Tiro) ficam abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais ficam fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.