Confira o que abre e fecha neste feriado de Finados

Criança morre e 2 pessoas ficam feridas após botijão de gás explodir
Salário mínimo em outubro deveria ser de R$ 3.754,16, segundo Dieese

Confira o que abre e fecha neste feriado de Finados

Nesta quinta-feira (2), quando é comemorado no País o Dia de Finados, equipamentos públicos,
centros comerciais e de saúde funcionam em horário especial. Confira o que abre e o que fecha na
Região Metropolitana do Recife:

Bancos
Não há expediente bancário no feriado do dia 2, mas o funcionamento ocorrerá na sexta
(3). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências estarão fechadas sob
respaldo do Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional.

Feriados como o Dia de Finados “não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas
no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábados
e domingos”.

Shoppings 
Shopping Recife – funciona normalmente, das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema,
conforme programação;

RioMar Shopping – funciona normalmente, das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema,
conforme programação; Bancos, Expresso Cidadão e Correios fechados;

Plaza Shopping – funciona normalmente, das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Shopping Boa Vista – funciona normalmente, das 11h às 19h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Paço Alfândega
 – funciona normalmente, das 11h às 20h – Lojas, alimentação e lazer;

Shopping Guararapes – funciona normalmente, das 9h às 22h – Lojas e alimentação; Operações com horários especiais: Hiper Bompreço, das 8h às 22h; Cinemas, conforme programação; Celpe, Detran e Bancos fechados;

Paulista North Way Shopping – funciona normalmente, das 9h às 22h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Shopping Costa Dourada – funciona normalmente, das 10h às 22h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação;

Shopping Tacaruna – funciona normalmente, das 12h às 21h – Lojas, alimentação e lazer; Cinema, conforme programação.

Museus
Museu da Cidade do Recife – funciona normalmente. Os visitantes podem conferir a exposição “1817- Revolução Republicana”. Com entrada gratuita, o MCR funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam) – Programação irreverente no pátio interno. A partir das 17h, será realizado um “velório poético”. O objetivo é celebrar vida e obra de nomes importantes da cultura local. Este ano o homenageado será Raul Córdula. O evento é aberto ao público.
No sábado e domingo, das 13h às 17h, o museu estará aberto, com a exposição Carimbos, de José Cláudio, em cartaz. A mostra reúne quase 100 trabalhos, que revelam uma faceta pouco conhecida do pintor, celebrado como um dos mais representativos e produtivos artistas pernambucanos. Outra mostra que também estará aberta ao público é a exposição Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa, que comemora os dez anos do Pernambuco, suplemento literário do Diário Oficial do Estado, publicado pela Cepe Editora.
Paço do Frevo – Domingo (5) será dedicado às comemorações do Dia do Frevo de Bloco, com o já tradicional Arrastão do Frevo do começo de cada mês. A partir das 15h, tradicionais agremiações se reúnem na Praça do Marco Zero, de onde seguirão em cortejo até o Paço do Frevo. Lá haverá show do coral Edgard Moraes e de blocos líricos dos carnavais saudosos, como: Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico, Bloco das Ilusões, Boêmios da Boa Vista, Damas e Foliões e Cordas e Retalhos.

Órgãos
Ministério Público do Trabalho (MPT) – Nesta quarta (1) e quinta (2), as unidades do MPT em Pernambuco (Recife, Caruaru e Petrolina) estarão fechadas, em razão do Dia de Todos os Santos e Finados, respectivamente. Todas elas funcionarão normalmente na sexta-feira (3).

Prefeitura do Recife
Edifício-sede – Atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na segunda-feira (6), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

Postos de atendimento ao contribuinte
 – localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, fecha na próxima quinta-feira (2) e também na sexta-feira (3). Os demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar, estarão fechados apenas na quinta-feira (2) e funcionam na sexta-feira (3) e sábado (4) em horário habitual. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura www.recife.pe.gov.br . No banner da Secretaria de Finanças “Atendimento ao Contribuinte”, disponível no lado direito da tela.


Parques

Sítio Trindade – Programação do feriado será ao ar livre. O parque estará aberto de quinta a domingo, das 5h às 19h, cheio de opções de lazer e atividades físicas para toda família, como pista de cooper e parquinho infantil. No sábado, será realizada a tradicional feira orgânica, das 5h às 10h.

Parque da Macaxeira – aberto diariamente ao público, das 5h às 23h.

Parque Santana – aberto diariamente ao público, das 5h às 23h.

Jardim Botânico do Recife – Na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, estarão abertos da quinta (2) ao domingo (5). O horário de funcionamento do JBR se estende das 9h às 15h30.

Teatros

Teatro de Santa Isabel – No domingo (5), portas abertas. O público poderá aproveitar o último dia do feriadão para fazer uma visita guiada pelo equipamento, aproveitando para conhecer um dos mais belos teatros-monumento do país. As visitas acontecerão em três horários: 14h, 15h e 16h, com capacidade para 25 pessoas cada. Informações pelo telefone 3355-3323.

Mercados e feiras

O funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na quinta-feira (2), funcionando das 6h às 13h. O funcionamento será normal nos demais dias: na sexta-feira (3) e no sábado (4), das 6h às 18h e, no domingo (5), das 6h às 13h.
O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham na quinta, mas abrem das 6h às 18h na sexta-feira e no sábado.
No domingo, ambos os equipamentos já são fechados. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

Saúde

Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas.
Unidades de Saúde da Família (incluindo Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais) – estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (6).

Hospital da Mulher – normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Maternidades municipais –  Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife
 – plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona normalmente.
Hospital Veterinário do Recife – fechado. Atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (06).

Trânsito
CTTU – Serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife serão suspensos na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (6), das 8h às 13h.

Assistência social 

Não funcionam os Serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

Direitos Humanos

Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves – Fechados neste feriadão.

Mulher

Equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife – Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice LIspector – estarão fechados durante os dias 2 e 3 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

Outros
Ciclofaixa – No feriado, funcionará na quinta-feira (2), das 7h às 16h, em todas as rotas, no entanto, não funcionará no domingo (5) por conta da realização das provas do ENEM 2017.

Academias Recife
 – Fechadas na quinta-feira (2), retornando normalmente na sexta-feira (3) e sábado (4).

Escolas públicas

As 309 unidades da rede de ensino municipal do Recife não irão funcionar nestas quinta (2) e sexta-feira (3). As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 6 de novembro.

Salas do Empreendedor
Espaços que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna, fecharão na quinta (2) e na sexta-feira (3).

Agência do Emprego
Unidades de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham na quinta (2) e na sexta-feira (3).

Procon Recife

Fechado na quinta (2) e na sexta-feira (3), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

Compaz
 – Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta quinta (2) e sexta (3). Os Compaz abrem normalmente sábado (4) e domingo (5), das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares retomam às atividades apenas na segunda (6).